Novos atalhos ajudam usuários a ganhar tempo no Windows 7

windows_key_150Conheça as novas combinações de teclas que facilitam muitos comandos no sistema operacional e deixe o mouse de lado.

O Windows 7 talvez seja o sistema operacional da Microsoft que faz o melhor uso de teclas de atalho. Mesmo sem mexer no mouse é possível redimensionar janelas, iniciar aplicativos favoritos rapidamente, habilitar monitores externos, só para citar algumas tarefas.É fato que você terá que memorizar as combinações de teclas, mas depois de ver o quanto os atalhos facilitam a rotina diária, você vai se perguntar porque não descobriu isso antes.

Busca no menu Iniciar: tecla Windows
Essa é uma das características menos utilizadas desde o Windows Vista. Um simples toque da tecla Windows ativa o menu Iniciar, no qual você pode digitar as primeiras letras do nome de um programa que esteja buscando, algum item do Painel de Controle, um documento do Word, ou mesmo qualquer outro arquivo. E após encontrar, basta teclar Enter para executar.

Minimize (quase) todas as janelas: Win + Home
Essa combinação permite que você minimize todas as janelas abertas, exceto aquela que está ativa (provavelmente aquela em que você está trabalhando). Acione o atalho novamente para restaurar as janelas para as posições em que estavam.

Leia também:
>> Especial Windows 7: tudo sobre o novo sistema operacional da Microsoft
>> Sete prerrequisitos para instalar o Windows 7
>> Quem usa o XP vai pagar ‘caro’ para migrar para o Windows 7
>> Windows 7: as dez melhores coisas que existem nele

Faça as janelas ficarem transparentes: Win + barra de espaço
Essa operação do teclado tem o mesmo efeito de quando se coloca o ponteiro do mouse no canto lateral direito inferior da tela ao lado do relógio do Windows 7. Todas as janelas ficam transparentes. É ótimo em momentos que você precisa ver algo na área de trabalho, mas não quer minimizar todas as janelas. As janelas ficam transparentes até você soltar as teclas Win e barra de espaço.

Iniciar programas da barra de tarefas mais rapidamente: Win + (1 até 9)
O Windows 7 tem como padrão fixar, na barra de tarefas, os programas mais utilizados. Mas você sabia que os programas que você utiliza com mais frequência são vinculados a teclas numéricas como atalho, de modo automático? Basta digitar a combinação da tecla Win+1 e o primeiro programa que foi fixado na barra (o mais próximo do menu Iniciar) será aberto. Win+2 abrirá o segundo, e assim por diante.

Iniciar qualquer programa rapidamente: Hotkeys
Assim como o Vista, o Windows 7 permite atribuir uma combinação de teclas para iniciar um programa (conhecidas como hotkeys). Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o programa e escolha Propriedades. Em seguida, selecione a guia Atalho. Posicione o cursor no campo Tecla de atalho e pressione a combinação de teclas que deseja (Ctrl-Shift-h, por exemplo). Clique em Ok e pronto. Se você tiver uma boa memória, pode iniciar todos os seus programas de uma forma bem rápida, sem precisar buscar no menu ou ficar procurando os ícones na área de trabalho.

Ajustar janelas automaticamente: Win + Seta Esquerda (ou Direita)
Um ótimo atalho para os usuários com monitores widescreen, esta combinação ajusta a janela ativa para a metade esquerda ou para a metade direita da tela (dependendo de que tecla direcional você escolher). E também pode maximizar a janela usando as teclas direcionais para cima ou para baixo.

Ampliar a visão: Win + (tecla +)
O Windows Vista já trazia a lupa, um pequeno aplicativo para ampliar áreas da tela. Útil para telas pequenas como netbooks e sites com letras pequenas. Quanto mais pressionar o conjunto de teclas Win e +, maior será o zoom. Claro que você pode diminuir a visualização  também: basta pressionar as teclas Win e (sinal de menos).

Abrir definições de apresentação: Win + P
Quem utiliza muito um computador para fazer apresentações de slides vai achar esse atalho muito útil; ele evita que se perca tempo configurando duas telas no Windows. Apenas conecte o projetor na saída VGA do notebook e pressione as teclas Win + P e uma tela de configuração aparece. Clique na opção Duplicar ou opção Projetor para enviar o sinal de vídeo para o projetor. Há também a opção para expandir a tela, caso você conecte um segundo monitor. Isso serve para manter duas aplicações – uma em cada tela – ou apenas para expandir sua área de desktop.

Criar uma nova pasta: Ctrl + Shift + N
Esqueça a velha maneira de criar novas pastas. No Windows 7, basta um toque nas teclas Ctrl+Shift+N. Isso funciona em qualquer janela do Explorer aberta, mas também na área de trabalho. Depois que a nova pasta aparecer, digite um nome, como de costume, e pressione Enter.

Trazer os Gadgets para primeiro plano: Win + G
Agora, para a alegria de muitos usuários, os gadgets do Windows já não estão “presos” na barra lateral, como no Windows Vista. Eles podem ficar em qualquer parte do seu desktop. Mas qualquer janela que for aberta e maximizada, irá cobrir os gadgets. Como nós já vimos, pressionar as teclas Win + barra de espaços faz com que as janelas fiquem transparentes. Mas se você deseja trazer os gadgets para frente, basta usar a combinação de teclas Win-G.

Rick Broida, da PC World/EUA 22-10-2009
Com informações de René Ribeiro, da PC World

assinatura_blog

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s