Google credita falha no Gmail à manutenção no servidor

08224262Serviço de e-mails Gmail ficou fora do ar por uma hora e meia de terça-feira; empresa creditou falha à manutenção de servidores

O Google informou que uma manutenção de sistema foi a responsável pela falha no Gmail, cujo serviço ficou fora do ar durante mais de uma hora e meia da terça-feira (1º).

“Nós sabemos que muitas pessoas confiam no Gmail para comunicação pessoal e profissional, e levamos muito à sério quando há um problema com o serviço”, disse Ben Treynor, vice-presidente de engenharia e “czar da segurança” do Google, em um post no blog oficial.

“Eu gostaria de pedir desculpas a todos vocês”, prosseguiu Treynor, afirmando que a pane de cem minutos do Gmail foi “uma grande coisa, e que nós estamos trabalhando nisso como tal”.

Treynor informou ainda que o Google cooptou uma “pequena parte” de servidores off-line do Gmail, a fim de fazer atualizações de rotina, mas “subestimando um pouco o tráfego”, deslocado para outros servidores –algo que, por sua vez, ocasionou um sobrecarregamento no serviço.

“Como resultado, as pessoas não puderam acessar o Gmail por meio da internet, pois os pedidos não eram roteados para um servidor do Gmail”, observou Treynor.

“Nós voltamos nossa atenção para garantir que esse tipo de evento não aconteça novamente”, acrescentou.

“O Gmail continua a ser mais do que 99,9% disponível para todos os usuários, e estamos empenhados em manter eventos como o de hoje notáveis, devido à sua raridade”, disse.

O último –e mais grave– problema técnico do Google ocorreu em maio, e deixou milhares de pessoas impossibilitadas de utilizar os serviços populares como a página principal, o Gmail e o Google News.

O Google em São Paulo afirma que possui centenas de milhões de usuários em todo o mundo, mas não diz quantos são especificamente. Estimativas da comScore do último mês mostram que, só nos Estados Unidos, o Gmail possui 37 milhões de inscritos.

Caso queira saber mais sobre o que publicamos sobre o assunto: VEJA AQUI

fonte:folha

:: LUCIANA COSTA ::

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s