UniVesp

Como sempre deixo ativado o meu Twitter no Firefox e sempre estou acompanhando o que se fala e comenta. Dentre ele o nosso governador José Serra.

Dia 26 na quarta-feira tive a boa novidade tão esperada:

Veja o que nosso governador publicou em seu Twitter:

Um sonho realizado. Em parceria com a Unesp, sai do papel a Universidade Virtual de SP (Univesp), totalmente gratuita. 1º curso: Pedagogia. 2:56 PM Aug 26th from web

Serão 5 mil vagas p/ professor de escola pública e privada, em curso semi-presencial de 3 anos: 60% via internet ou TV Digital e 40% em sala 3:02 PM Aug 26th from web

Em convênio com o C. Paula Souza: Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, p/ micro e pequenos empresários. 3.200 vagas, em 40 cidades.3:07 PM Aug 26th from web

Com a TV Cultura, criamos a Univesp TV, canal digital para transmitir as aulas 24 h por dia. Os processos seletivos serão este ano.3:09 PM Aug 26th from web


Legal né?! 🙂

Tem outros cursos também além de Pedagogia.

Segue o site pra você dar uma espiadinha: http://www.saopaulo.sp.gov.br/

PS.: Nosso governador é um Twitteiro de plantão.  Particularmente acho isto legal! 😉

Segue o Texto (fonte site governo estadual de SP):

Esclareça suas dúvidas sobre a Univesp

Confira mais detalhes do programa e faça o download do livro que traz todas as informações

O governo lançou nesta quarta-feira, 26, os primeiros cursos a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), programa gratuito do governo estadual que irá expandir o ensino superior público de qualidade. Confira abaixo como vai funcionar a Univesp e esclareça suas dúvidas. Você pode ainda fazer o download do livreto, com todas as informações do programa, aqui.

Como é o processo seletivo?

O processo seletivo para os cursos serão realizados por meio de exames de seleção, organizados e aplicados pelas universidades e instituições públicas, que darão os cursos. Os locais serão definidos pelas universidades, responsáveis pelos cursos.

Para os cursos de graduação, as disciplinas do ensino médio farão parte do vestibular. Para os cursos de especialização a seleção será voltada para particularidade do curso escolhido.

Cada curso poderá ter critérios definidos na inscrição. Um exemplo é  o curso de pedagogia da Unesp, cuja exigência é que os candidatos estejam em atividade docente no ensino básico, fundamental e médio – privado ou público.

Como funcionam os cursos?

A Univesp combina as novas tecnologias de informação (como internet e TV digital) e as metodologias presenciais de aprendizagem nas atividades nos polos. O aluno entra em contato com os conteúdos do curso por intermédio do material didático oferecido por diferentes mídias, inclusive a impressa.

Com o apoio de ferramentas da plataforma Tidia-Ae, os alunos têm acesso aos conteúdos preparados especificamente para cada curso, às ferramentas de interatividade e ao conjunto de atividades que devem cumprir em cada uma das fases do curso, ao calendário de programas transmitidos pela Univesp TV, à lista de atividades individuais e em grupos, entre outros. Cada atividade concluída é encaminhada ao tutor, que avalia e orienta o aluno na sequência das atividades curriculares. Os trabalhos concluídos ficam armazenados em uma área de portfólio para consultas posteriores do próprio aluno, tutor e orientadores.

Na educação mediada pelas novas tecnologias, o cumprimento das tarefas equivale à presença do aluno em sala de aula no modelo de educação presencial. Mas sua presença física será exigida sempre que a programação dos cursos incluir atividades presenciais nos polos, como em aulas de laboratório ou nas provas.

São tutores os docentes da universidade que promove o curso ou alunos de pós-graduação capacitados para essa função e sempre sob supervisão de um professor. Eles mantêm diálogo permanente online com o aluno e com os grupos de trabalho, estimulando a criação de listas de discussões, debates e pesquisa de textos. No desenvolvimento das atividades do curso, os alunos se relacionam também nos fóruns, cujos encontros são realizados em horários pré-determinados.

A Univesp conta ainda com a Univesp TV digital, que traz conceitos, processos e aspectos motivadores do conteúdo em questão. Para tanto, são utilizadas técnicas de comunicação específica para TV, na forma de representação ou de documentário.

Como são os polos?

Além do ambiente virtual, o Programa Univesp opera no Estado de São Paulo também por meio de polos presenciais para apoio pedagógico e acompanhamento de desempenho e avaliação dos alunos, instalados nos campi das instituições parceiras e em espaços físicos, especificamente cedidos para esse fim por outras entidades públicas. A quantidade dos polos depende de cada curso, pois exigem uma infraestrutura diferente.

Os polos atendem aos requisitos de infraestrutura da Univesp: contam com salas para as atividades pedagógicas equipadas com TV e/ou projetor multimídia, aparelhos para recepção do canal digital da Univesp TV e computadores com acesso à internet. Nos locais, será possível esclarecer dúvidas – nas atividades presenciais, assistir aos programas transmitidos pela Univesp TV e realizar atividades previstas no currículo dos cursos. Ali também são realizadas as avaliações presenciais. Cada um dos polos conta ainda com um monitor responsável pelas ações técnico-administrativas necessárias à manutenção da infraestrutura adequada para a realização dos cursos.

Como funciona a plataforma virtual de aprendizagem?

Para chegar ao grande público, que pretende atingir com o que há de mais avançado em tecnologia de Internet para fins educacionais, o Programa Univesp optou pela plataforma Tidia-Ae. A sigla designa Tecnologia de Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada. As letras Ae traduzem as iniciais de aprendizagem eletrônica. O Tidia-Ae é um ambiente virtual de aprendizagem dotado de um conjunto de ferramentas que permitem o desenvolvimento das mesmas atividades pedagógicas realizadas em sala de aula no ambiente eletrônico da Internet.            O  Projeto Tidia é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

As ferramentas são de dois tipos: síncronas, usadas em situações em que há a necessidade de simultaneidade, como nos bate-papos, e assíncronas, como, por exemplo, as que se destinam aos ambientes de fórum, onde todos os participantes têm perguntas e respostas, nos mecanismos de busca, nos calendários, cadernos de anotações, filmes, áudios, etc.

Quais são os cursos?

Curso de Graduação em Pedagogia: Vai oferecer formação em nível superior para professores em exercício na Educação Básica, que queiram se habilitar ao exercício do magistério da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino Fundamental.
Vagas: 5.000 vagas ao todo (2010/2011), sendo 1.350 no 1º sem/2010, 1.150 no 2º sem/2010 e 2.500 para 2011.

Curso de Especialização em Filosofia: Será um curso de aperfeiçoamento e de formação em Filosofia para professores graduados em curso superior.
Vagas:: 750 com polos de apoio presencial em 30 cidades.

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais: Proporcionará formação aos responsáveis por micro e pequenas empresas do Estado.
Vagas: 3200, com pólos de apoio presencial em FATECs de 40 cidades.

Curso Extra Curricular de Inglês Básico: Para desenvolver a compreensão da língua oral e escrita, bem como escrever textos simples em inglês. O público-alvo são alunos do Centro Paula Souza.
Vagas: 7.500 para alunos da região metropolitana de São Paulo.

Curso Extra Curricular de Espanhol Básico: Desenvolver a compreensão da língua oral e escrita, bem como escrever textos simples em espanhol. O público-alvo são alunos de Centro Paula Souza.
Vagas: 2.500 para alunos da região metropolitana de São Paulo.

Como sintonizar a Univesp TV?

Para assistir à Univesp TV na cidade de São Paulo, é preciso sintonizar um conversor de tevê digital no canal 2.2. Fora de São Paulo, o sinal pode ser captado pelas parabólicas digitais na polarização Vertical, freqüência 3.710 MHz (ou 1.440 MHz em banda L).

Além disso, trechos da Univesp TV digital são veiculados, desde abril, na TV Cultura aberta todas as terças-feiras, às 23h10.

Onde posso encontrar mais informações?

A Secretaria de Ensino Superior disponibiliza a publicação “Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo”, com mais informações para download. A publicação também está sendo distribuída gratuitamente à comunidade acadêmica e órgãos de imprensa.

:: LUCIANA COSTA ::

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s