Indústria europeia se compromete a criar carregador único de celular

Já havíamos comentado sobre este assunto aqui no blog em momento oportuno… e parece que agora isto é pra valer.

Pudera! Para que tantos modelos e tipos de carregadores? Para irem ao lixo contaminar o meio ambiente? Tenho dois parados em casa.

Os principais fabricantes europeus de telefones celulares se comprometeram nesta segunda-feira (29) perante a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) a criar um modelo único de carregador para todos os aparelhos que transmitem dados, que começará a ser comercializado em meados de 2010.

Em resposta a um pedido da Comissão para harmonizar os carregadores, dez empresas do setor assinaram de forma voluntária um memorando de entendimento, após concluir “negociações intensas e construtivas”.

Estas empresas (Apple, LG, Motorola, NEC, Nokia, Qualcomm, Research in Motion, Samsung, Sony Ericsson e Texas Instruments) representam 90% do mercado de telefones celulares, indicou, em entrevista coletiva, o comissário de Indústria da União Europeia, o alemão Günter Verheugen.

O comissário disse que o objetivo desta proposta é “facilitar a vida dos usuários” e reduzir o impacto ambiental de resíduos eletrônicos, já que “os consumidores não terão que se desfazer dos carregadores quando comprarem novos telefones”.

Segundo ele, o carregador universal funcionará por meio de um conector micro USB e servirá para todos os modelos de telefones celulares capazes de transmitir dados.

Os telefones antigos que só fazem chamadas poderão ser carregados por meio do novo dispositivo, mesmo que não tenham uma entrada micro USB, graças a um adaptador que também será comercializado, diz.

Verheugen também indicou que o objetivo da Comissão é que todos os equipamentos eletrônicos dos consumidores, incluindo dispositivos como telefone celular, computador portátil e câmera de fotos digital, contem com um carregador universal em um prazo de cerca de dois anos.

fonte: folhaonline

::LUCIANA COSTA ::

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s