Google lança polêmico serviço Street View em São Paulo

Uma parceria entre a montadora Fiat e o Google deve levar às ruas paulistanas nos próximos dias a versão brasileira do “Street View”. Inédito no Brasil, o serviço de internet mostra fotos panorâmicas das ruas em 360 e levou controvérsia aos lugares por onde passou.

A Fiat confirma a proposta, diz que “o negócio está bem adiantado e que vai divulgar a parceria nesta semana”. O Google Brasil não confirma o acordo, mas também não nega.

As imagens que vão à internet têm detalhes que vão desde a captura de pessoas até as fachadas e os números das casas.

0918136

“Não confirmamos nem negamos. Quando for para divulgar, vamos fazer em grande estilo”, diz Félix Ximenes, um dos diretores do Google no Brasil.

O “Street View” já causou polêmica em outras cidades onde foi lançado por ser considerado invasivo à privacidade e à segurança da população local.

“Tirar fotos de lugares públicos é legal e a proteção dos direitos de imagem é muito importante para a garantia dos direitos civis. As imagem que o Google faz são iguais às que qualquer pessoa poderia fazer se estivesse dirigindo pela mesma rua”, diz Lauren Weinstein, especialista em privacidade do People for Internet Responsability, grupo que discute regulamentações da internet.

“Isso expõe a privacidade das pessoas, mas as próprias câmeras de segurança pública instaladas hoje na cidade de São Paulo já tiram a intimidade dos cidadãos. Por outro lado, esse serviço do Google torna-se também uma ferramenta para o crime”, afirma Sérgio Roque, presidente da associação dos delegados de São Paulo.

Big Brother

O “Big Brother” do Google funciona assim: uma câmera fornece imagens ao “Street View”, que faz a reconstituição fotográfica em 360 de paisagens reais nos mapas do site na internet. Para fazê-lo, a câmera captura milhares de fotos, que são rearranjadas para que o internauta consiga ver e girar com o mouse de um lado a outro dos espaços públicos.

No Reino Unido, moradores revoltados impediram a circulação do carro do Google, que tem uma câmera fotográfica instalada no teto. A polícia foi acionada.

Entre algumas imagens constrangedoras do “Street View” divulgadas pelo Google, logo depois retiradas do ar, estão a de um homem abordando uma prostituta numa calçada da Espanha e a de um pedestre britânico vomitando na rua.

Na Holanda, um jovem roubado em setembro do ano passado identificou os ladrões depois de ter se reconhecido em março deste ano na foto capturada pelo carro do Google.

Fonte: folhaonline

::LUCIANA COSTA ::

Anúncios

Um comentário sobre “Google lança polêmico serviço Street View em São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s