Definição: sistemas de informação

Sou formada nesta louca área há uns 10 anos… parece muito tempo… mas não é!

Pois conceitos e definições que aprendi (como “boa” aluna na medida do possível)  ;)  em sala de aula na época (Universidade Mackenzie – uma ótima e conceituada faculdade) muita coisa mudou de lá pra cá.

Claro que a base é a mesma… mas o mundo girou muito depois que a concluí… motivo o qual me faz abrir mão de algumas opções de trabalho para estudar, estudar e estudar. Pois a tecnologia é uma área na qual sem estudo, atualização, upgrade no currículo…  não se consegue um lugar ao sol.

Perde-se aqui… e ganha-se algo melhor ali, pois para quem sempre calibra seu currículo a visibilidade, oportunidade e respeito sempre vem a tona :)

Bom né!

Amo esta área.  Me dedico, reciclo conceitos e “re-leio” (se é que existe este termo) sempre que possível os materiais de base da facu e das pós que fiz.

Em tradução genérica:  Sem esforço não há resultado. Semelhante quando vc está “puxando ferro” na academia… precisa de dedicação, esforço para que tenha um resultado maneiro ( e só com o tempo, concorda?).

A vida também é assim e com toneladas e toneladas de ferro a serem puxados para que consigamos um resultado (seja ele qual for).

Mãos a massa pois o mundo gira e temos que fazer as coisas acontecerem. Quem fica parado é poste! (batida esta né?! kkk) ;)

E uma coisa é certa… trabalhar e estudar com afinco em busca de seus objetivos, certamente obterá  sucesso.

Vamos ver a definição desta mega e fabulosa área:

Sistema de Informação (em inglês, Information System) é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.

Além disso, o termo também é utilizado para descrever a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações. Neste contexto, esta disciplina é comumente classificada como uma Ciência Exata.

A área de conhecimento Sistemas de Informação é uma sub-área de Ciências da Computação.

Um terceiro uso para a expressão Sistemas de Informação refere-se a um curso de graduação cujo foco é o desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Informação Computadorizados nas organizações. O conteúdo deste curso abrange aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos, abrangendo, em linhas gerais, os conteúdos relevantes estudados na área de conhecimento Sistemas de Informação.

As concepções mais modernas de Sistemas de Informação contemplam também os Sistemas de telecomunicações e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados. Em relação a esta última definição, é comum nos meios acadêmicos a utilização do termo Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT – Information and Communication Technologies).

Um Sistema de Informação pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação.

Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

fonte wiki

::LUCIANA COSTA ::

14 comentários sobre “Definição: sistemas de informação

  1. o que é estudado em sistemas de informação? o que é aprendido la? embora seja uma sub-área de ciências da computação aprende-se a produzir programas? quais são os exemplos de empregos que pedem o diploma deste curso?

  2. Luciana, eu também estou apixonado por esta área, estou batalhando para aprender e atender, até agora ainda não deslanchei, mas tenho certeza com esse seu incentivo e testemunho irei muito mais alem e quem sabe ser um CIO no assunto.
    Fico agradecido e gostei muito da definição, estou aplicando no meu estudo.
    Um forte abraço.

  3. Oi estou a estudar informatica de gestao gosto muito desta area estou desposto na aprofundar mais gosataria de ter em grande parte uma ajuda da licencida
    agradeço por essas infromaçao obtido no seu blog bem feita.

  4. gostei muito dessa experiencia toda que acabei de ganhar na verdade nada melhor nesse mundo que aprender so assim apessoa consegue concretizar os ceus objectivos obrigada

  5. Luciana, você postou isso faz um bom tempo já … mas eu preciso comentar essa frase “E percebo que… quanto mais estudamos menos sabemos diante do universo de informações que desconhecemos”, pois essa é a mais pura verdade do ramo em que atuamos. Parece que quanto mais estudamos, uma dimensão de possíbilidades são abertas, e que cada item dessa dimensão abrirá outras dimensões de possíbilidades que nunca acabará. Ou seja, quanto mais estudamos conseguimos enchergar que precimos estudar mais. É evolutivo, é multação … É desesperador !

  6. Ola Luciana gostei muito de suas informaçoes e lhe desejo parabens porque essa materia realmente tem que gostar muito e se dedicar, na area de informatica sou tao leiga e pior nao consigo me interessar, voce poderia me dar umas dicas para eu gostar e ter interesse porque sei o quanto temos necessidade nos dias de hoje a era da informação. abraços e Deus continue lhe dando sabedoria!

  7. Olá
    desculpe nao responder a tempo ;)
    agradeço por sua visita ao blog e espero que as informações lhe ajudem de alguma forma.
    Siga as dicas que existem por lá! ;) Sucesso!

  8. Uma área tão grande como a de informática, parar de estudar, parar de fazer cursos e parar de se atualizar é engessar!
    Um abraço

  9. Só faltou incluir no último parágrafo a referência da citação.
    “Um sistema de informação (SI) é um tipo especializado de sistema e pode ser definido como uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.” (Ralph M. Stair)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s