Lugar de aparelho velho NÃO É no lixo comum

Lugar de aparelho velho não é no lixo comum

São Paulo, (AE) – Na hora de aposentar um eletrônico, não custa avisar. Aparelhos antigos como computadores, celulares, televisores, DVDs, monitores, etc. nunca devem ser jogados no lixo comum.

Ainda que sejam levados para aterros sanitários, os componentes desses equipamentos contêm metais que podem contaminar o solo e chegar a aquíferos e rios. Além disso, pessoas que manejam o lixo podem sofrer acidentes graves se forem expostas aos químicos presentes nos aparelhos.

Os maiores fabricantes de eletrônicos têm programas para receber equipamentos usados e destiná-los a empresas especializadas na reciclagem desse tipo de produto. Se você tiver de descartar um computador sem marca, outra forma é destiná-lo a organizações não-governamentais que fazem uma reforma e reutilizam esses produtos. O Comitê pela Democratização da Informática (CDI) é a principal ONG do tipo, que tem escritórios por todo o País.

Revender o equipamento quebrado para lojas de informática, empresas de reciclagem desconhecidas ou até mesmo ferros-velhos não são opções ambientalmente seguras. Existe o risco de a empresa reciclar apenas as peças úteis e jogar as partes que não dão lucro no lixo comum.

Lixo eletrônico – O lixo eletrônico – materiais de equipamentos tecnológicos obsoletos – é um problema crescente no mundo. Estima-se que, só na União Europeia, sejam descartadas cerca de 8 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. Nos EUA, a Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA), estima que sejam 4 toneladas por ano.

No caso dos celulares, um estudo do instituto Ipsos, de 2008, diz que a maior parte dos brasileiros dá o telefone antigo para alguém (34%) ou revende o celular (26%). Sete em cada 100 pessoas, porém, jogam o aparelho no lixo e só 2% reciclam.

fonte:yahoo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s