Google Wave: uma nova forma de se comunicar e colaborar

Em 1º de abril de 2004, a Google revolucionou o email, pois o Gmail proporcionava uma caixa de entrada de 2GB, algo revolucionário na época. Chegou até a ser considerado apenas uma piada do dia da mentira.

Neste ano, propõe um novo protocolo de comunicação, o Wave. Ao combinar recursos como troca de mensagens, fotos, vídeos, integração com redes sociais e a possibilidade de adicionar funcionalidades por meio de extensões (um conceito já conhecido dos usuários do navegador Firefox), o novo protocolo tem potencial de atingir a meta proposta: substituir o email.

google-wave-1

Uma “wave” (onda) pode ser um chat, uma atualização ou pesquisa no Twitter, até mesmo um documento editado coletivamente. Tudo com a mesma estrutura, os usuários definem como a wave será utilizada.

Colaboração em tempo real é um dos conceitos que dão o tom dessa nova ferramenta de comunicação. Com latência medida em apenas milissegundos, todos os participantes de uma wave podem ver as contribuições uns dos outros. Não se limitando aos textos, as descrições de fotos enviadas para uma wave também podem ser editadas por mais de um participante, por exemplo.

Pode-se adicionar comentários em qualquer ponto da wave. Participantes adicionados mais tarde, além de poder acessar toda a wave, podem acompanhar as alterações à medida de foram adicionadas, utilizando a ferramenta histórico.

A correção ortográfica altera as palavras digitadas incorretamente de forma automática conforme o contexto, e faz sugestões quando encontra mais de uma possibilidade. Ainda na área do processamento de linguagem, usuários podem inserir textos em seus idiomas nativos que o tradutor, previamente adicionado a wave, faz a conversão entre qualquer par dos 40 idiomas atualmente suportados.

Veja as inovações mostradas na conferência Google I/O, na última quinta-feira, 28 de maio, neste vídeo (em inglês).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s