Google Earth mapeará emissões de dióxido de carbono nos EUA

Uma equipe de cientistas norte-americanos está usando o Google Earth para mostrar as emissões de dióxido de carbono pela queima de combustíveis fósseis nos Estados Unidos.

O mapa em alta resolução (disponível no endereço purdue.edu/eas/carbon/vulcan/GEarth) mostra as emissões de CO2 por tonelada em áreas residenciais e comerciais de cada Estado, com opções de avaliação por cidade ou per capita.

Denominado de Vulcano (em razão do deus romano do fogo), o projeto, que levará três anos para ficar completo, calcula as emissões por setores, como o aéreo, o comercial, de produções elétrica e industrial, o residencial e o de transporte. Os EUA são responsáveis por 25% das emissões de CO2do mundo.

“Isso levará informações de emissões para todos em suas casas. Uma experiência on-line acessível e facilitada”, disse Kevin Gurney, líder do projeto e professor-assistente de ciências terrestres e atmosféricas de Purdue.

Simon Ilyushchenko, engenheiro do Google que trabalhou no projeto, disse que “a integração dos dados com o Google Earth é um caminho para o avanço do entendimento público sobre o uso de combustível fóssil.”

“Os mapas dinâmicos de dados, cruzados por diferentes pesquisas de emissões, mostram facilmente onde pessoas queimam mais gasolina dirigindo”, afirmou.

O projeto Vulcano é integrante dos dados sobre emissões de dióxido de carbono da Agência de Proteção ao Ambiente dos EUA e do Departamento de Energia dos EUA (criado pela agência espacial Nasa). Os dados atuais são de medições de 2002, mas cientistas disseram que planejam incorporar dados mais recentes.

fonte:folhaonline

:: LUCIANA COSTA ::

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s