“MélDéus” é apenas uma brincadeira de quando acontece algo que desconhecemos ou que foge de nosso controle e normalmente (sem querer) dizemos: Meu Deus! E agora? 🙂
Muitas pessoas se deparam com esta situação, principalmente diante de alguma pergunta do entrevistador.
Em sala de aula sempre comento sobre o que o mercado de trabalho espera de nós profissionais de TI. E minha resposta é taxativa: precisamos de colaboradores com perfil multifuncional.
Um profissional que não se limita apenas a seus conhecimentos/ atividades. Um profissional que não tem apenas capacitação técnica (aliás isto é uma obrigação de todos nós profissionais!), mas que tenha funções que substituam 2 ou mais pessoas, que ele possa ter um foco profissional mais amplo, conhecimentos extra-área, que entenda da regra de negócio da empresa, que esteja envolvido de corpo e alma sem pensar no fator salário.
É muita coisa acontecendo! E precisamos estar antenados ao que está rolando ao nosso redor. É MUITA informação e POUCO, MUITO POUCO TEMPO.
E as exigências do mercado de trabalho? Supra! Um profissional multifuncional.
Lembro de uma entrevista em uma das indústria que trabalhei e uma das perguntas era justamente o que o colaborador achava da multifuncionalidade.
Esta pergunta não é uma novidade! Ainda mais nos tempos de negócios, globalização, informação e etc.
A empresa busca pessoas com perfil pró-ativo, honesto (isto é nossa obrigação), cumpridor de deveres, responsável, capacitado, que trabalhe em equipe (poucas pessoas sabem exercer), que vista a camisa da empresa, que saiba gerar soluções sobre problemas existentes, que apresente propostas viáveis, que saiba se portar diante de situações, paciente, entre outros ponstos a considerar.
Pouco? Que nada! Cada empresa busca por um perfil profissional, conforme cultura da empresa, código de ética, filosofia e tradição.
Se vira nos 30! (Se quiser manter ativo no mercado de trabalho!)
Até o próximo post.
:: LUCIANA COSTA ::