“MélDéus”! E agora?

“MélDéus” é apenas uma brincadeira de quando acontece algo que desconhecemos ou que foge de nosso controle e normalmente (sem querer) dizemos:  Meu Deus! E agora?  🙂

Muitas pessoas se deparam com esta situação, principalmente diante de alguma pergunta do entrevistador.

Em sala de aula sempre comento sobre o que o mercado de trabalho espera de nós profissionais de TI. E minha resposta é taxativa: precisamos de colaboradores com perfil multifuncional.

Um profissional que não se limita apenas a seus conhecimentos/ atividades. Um profissional que não tem apenas capacitação técnica (aliás isto é uma obrigação de todos nós profissionais!), mas que tenha funções que substituam 2 ou mais pessoas, que ele possa ter um foco profissional mais amplo, conhecimentos extra-área, que entenda da regra de negócio da empresa, que esteja envolvido de corpo e alma sem pensar no fator salário.

É muita coisa acontecendo! E precisamos estar antenados ao que está rolando ao nosso redor. É MUITA informação e POUCO, MUITO POUCO TEMPO.

E as exigências do mercado de trabalho? Supra! Um profissional multifuncional.

Lembro de uma entrevista  em uma das indústria que trabalhei e uma das perguntas era justamente o que  o colaborador achava da multifuncionalidade. 

Esta pergunta não é uma novidade! Ainda mais nos tempos de negócios, globalização, informação e etc.

A empresa busca pessoas com perfil pró-ativo, honesto (isto é nossa obrigação), cumpridor de deveres, responsável, capacitado, que trabalhe em equipe (poucas pessoas sabem exercer),  que vista a camisa da empresa, que saiba gerar soluções sobre problemas existentes, que apresente propostas viáveis, que saiba se portar diante de situações, paciente, entre outros ponstos a considerar.

Pouco? Que nada! Cada empresa busca por um perfil profissional, conforme cultura da empresa, código de ética, filosofia e tradição.

Se vira nos 30! (Se quiser manter ativo no mercado de trabalho!)

Até o próximo post.

:: LUCIANA COSTA ::

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s