Parte 3 – As 12 fraudes eletrônicas de Natal

continuação…

10. Spams e anexos de e-mail festivos
Crackers sabem que e-mails com assuntos inspirados nos feriados de final de ano são intrigantes para a maioria dos consumidores. A pesquisa de opinião sobre os feriados realizada pela McAfee revelou que 49% dos consumidores abriram ou abririam um e-mail com um anexo associado a tais comemorações.

Alguns exemplos de linhas de assuntos usados pelos cibercriminosos para seduzir consumidores a abrirem uma mensagem são “Feliz 2009 para você”, “Feliz 2009” e “Feliz Ano Novo”. É importante desconfiar de títulos como esses e não abrir anexos com URLs incomuns.

11. Roubo de identidade on-line
As lojas on-line oferecem boas opções de presentes e preços, mas ainda geram desconfiança para 90% dos consumidores que fazem suas compras pela web, segundo a McAfee. Apesar de ser um número um pouco exagerado se comparado a infra-estrutura de sites das lojas online, alguns sites também têm problemas de privacidade que não são prontamente identificáveis.

Uma pesquisa mostra que cerca de 80% dos sites apresentam vulnerabilidades. Ou seja, não depende apenas do usuário tomar as providências de segurança da transação, mas também de onde ele está comprando.

Sites que armazenam informações pessoais dos clientes também podem estar vulneráveis a crimes de roubo de identidade. É bom procurar quais os certificados de segurança que a loja virtual possui antes de realizar a compra.

12. Furto de laptops
Mais um artifício criminoso que pode ser utilizado por criminosos para prejudicar o Natal de muitos consumidores é o furto de laptops. Segundo o relatório do FBI “State of the Net”, publicado em 2007, a probabilidade de se ter um laptop furtado é de 1 em 10. E, segundo o instituto de pesquisas Gartner, 97% deles nunca são recuperados.

Manter-se vigilante e nunca deixar o laptop à vista no carro ou em qualquer local onde não possa ser observado é de extrema importância. Vale a pena também manter sempre um backup das informações do notebook num PC ou HD Externo que esteja fixo num local mais seguro.

Fonte: info on line

:: LUCIANA COSTA ::

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s