Parte 2 – As 12 fraudes eletrônicas de Natal

Continuação...

5. “Você fez um novo amigo!”
Assim como a comemoração nos feriados une pessoas e reacende velhas amizades, muitos ficam felizes ao receber a mensagem “Você tem um novo amigo!” de redes sociais como orkut, MySpace, Facebook etc

Em alguns casos, após clicar nessa mensagem, as pessoas baixam um software prejudicial que não é possível detecta. Esse programa tem a finalidade de roubar informações pessoais e bancárias. É preciso ficar longe de “amigos” desconhecidos.

6. Termos de busca perigosos relacionados a feriados
Quem pesquisar “papai noel” em sites de busca, por exemplo, e clicar em “download grátis de papai noel” nos resultados da pesquisa, poderá encontrar, além de protetores de tela, jogos e imagens, diversos adwares, spywares ou outros downloads indesejados.

Ao pesquisar downloads divertidos ligados às festas de final de ano, é recomendado orientar-se por programas de monitoramento de sistes de busca. No caso da McAfee, há o Site Advisor, que coloca sinais que indicam na página do Google se aquele site é seguro ou não.

7. Crimes virtuais em LAN houses
Nunca navegue tranquilamente por uma rede que você não conhece, em especial as de cybercafés. Invasores acessam as chamadas redes não seguras usando um programa conhecido como “packet sniffer” (farejador de pacotes, em português) para saber quais sites os usuários estão visitando. Senhas utilizadas e até as contas bancárias acessadas.

Além disso, esses invasores podem instalar uma detecção ilegal de pontos de acesso sem fio próxima à LAN house. Quando alguém, inadvertidamente, se conecta à rede do invasor, o cracker pode assistir a praticamente tudo o que se faz na web enquanto a conexão está ativa, podendo redirecionar o usuário inocente a lugares obscuros da internet.

Na dúvida, é melhor não acessar sites em que você é obrigado a digitar senhas, como bancos e lojas online. Caso seja inevitável, procure navegadores que ofereçam recursos de aba anônima, que ajudam não guardando informações em cookies.

8. Ladrões de senha
A recente pesquisa da McAfee sobre compras em feriados constatou que 53% dos consumidores admitem usar a mesma senha para vários sites ou serviços on-line. O uso de muitas ferramentas gratuitas ou de baixo custo com a mesma senha de outras aplicações que demandam sigilo é um prato cheio para cibercriminosos.

A empresa identificou que há crackers buscando senhas bancárias em outras fontes, como lojas virtuais e jogos online ao estilo Counter Strike ou Warcraft. Eles utilizam redes sociais e mensageiros dos usuários para enviarem malware travestido de convite para um desconto ou para um pacote de expansão, no caso do game.

A mesma senha usada várias vezes basta para que o cibercriminoso a roube e tenha acesso a todas as contas do usuário. Assim, neste período de festas, é importante manter antivírus, anti-spyware e um firewall bidirecional atualizado. Outra saída interessante é a criação de senhas complexas, usando letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais como #, $ e %.

9. Fraude em sites de leilão
Estima-se que 40% dos consumidores americanos visitarão sites de leilão à procura de presentes neste final de ano, segundo uma pesquisa feita pela McAfee. É preciso estar ciente de que golpistas se aproveitarão do aumento de demanda do final de ano para fazerem novas vítimas. A fim de evitar que isso aconteça, deve-se ler as políticas de privacidade e segurança de sites como o Mercado Livre para aprender a proteger a conta bancária e a comprar de modo seguro.

De acordo com Rich LaMagna, consultor de segurança on-line do eBay, é preciso ter bom senso para avaliar ofertas que sejam boas de mais para serem verdade. É importante verificar classificações e os comentários do vendedor, para conhecer sua reputação e suas políticas comerciais.

Pesquise sobre o item antes de iniciar o leilão, lendo atentamente todas as informações de compra e tenha preferência por ferramentas de pagamento que garantam a legalidade da transação, como o PagSeguro, Mercado Pago ou Pagamento Certo.

Continuação…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s