da Reuters, em San Francisco
A Microsoft vai suspender as vendas de serviço de segurança para computadores e passará a oferecer um software gratuito contra vírus, spyware e outras ameaças.
Com a ação, a companhia pretende avançar na área de McAfee e Symantec, suas principais rivais no mercado de segurança de PCs.
A Microsoft planeja parar de vender o serviço Windows Live OneCare a partir de 30 de junho. O serviço a ser suspenso custa US$ 49,95 por ano e protege até três computadores.
O novo programa de segurança, que a companhia batizou com o apelido de “Morro”, estará disponível para download gratuito na segunda metade do próximo ano.
Ele é projetado para funcionar em computadores menores e menos potentes, o que pode torná-lo atraente para um grande número de consumidores.
“A Microsoft está desistindo”, cutucou a McAfee, por meio de um porta-voz. “Agora eles estão apelando para um modelo gratuito que não supre as necessidades dos consumidores.” Segundo a companhia, o OneCare conseguiu conquistar menos de 2% do mercado.