Acha que sabe tudo sobre o Google?

25/07/2008
Acha que sabe tudo sobre o Google?
Fonte: Folha On-line

Não é novidade para ninguém que dá para encontrar quase tudo no buscador mais popular do mundo. Mas nem todos conhecem recursos que o Google oferece em sua própria interface de pesquisa, como operações matemáticas e conversão de unidades. Veja abaixo alguns deles, selecionados pela Folha.

Lembre-se de não usar aspas em nenhuma dessas buscas – com exceção da de cinema.

Operações matemáticas

O Google é capaz de resolver desde operações matemáticas simples, como adição e subtração, até cálculos mais complicados, como logaritmos.

Existem diferentes formas de fazer a mesma conta. Vale tanto “dois mais dois” quanto “2 + 2” ou “2 mais 2”. Outros exemplos: “raiz quadrada de 256”, “200 menos 74”, “oito vezes nove”, “900 dividido por 15”, “32 ao cubo” “logaritmo 20” e “5!” (fatorial).

Conversão de unidades

É possível fazer diversos tipos de conversão de unidades. Eis alguns exemplos: “14 metros em pés”, “870 milhas em quilômetros”, “27,4 libras em quilogramas”, “29 graus Celsius em Fahrenheit”.

Condições climáticas

Digite “tempo Salvador” para obter as condições climáticas atuais da capital baiana e previsões para os próximos três dias.

O número de cidades é bem amplo –a reportagem da Folha conseguiu encontrar informações de todos os municípios que buscou.

Horários de cinema

Se você procurar pelo nome de um filme em cartaz (como “Batman – O Cavaleiro das Trevas”), o Google mostrará, antes da lista de resultados, o título da obra, a classificação indicativa, o gênero, o idioma e um campo para que você escreva o nome da cidade de onde quer as informações.

Coloque “São Paulo”, por exemplo, e clique no botão Ver horários de exibição. Surgirá uma página com as sessões do filme em cinemas da cidade no dia atual e dos três seguintes. Não há informações, ainda, sobre muitas das cidades pesquisadas pela Folha.

Conversão de moeda

Ao usar esse recurso, leve em conta o aviso segundo o qual o Google “não garante a precisão das taxas de câmbio usadas pela calculadora”.

Mas dá para ter uma boa idéia de quanto vale uma certa quantia de dólares em reais, por exemplo (use a formulação “50 dólares em reais”).

O número de moedas disponíveis é grande –o que permite realizar conversões mais exóticas, como “284 ienes em coroas dinamarquesas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s