VB.Net – Instalação App

Instalando uma aplicação VB.NET

O objetivo deste TM é mostrar como instalar uma aplicação desenvolvida em Visual Basic.NET em um computador qualquer. Para que você entenda o desenvolvimento é recomendado que possua bons conhecimentos em Visual Basic (apesar de não envolver programação, não faria sentido aprender a criação de um setup para uma aplicação sem saber desenvolvê-la).

Software utilizado :
– Microsoft Visual Studio.NET 2003 Enterprise Architect (também conhecido como “Everett” ou versão 7.1) – Beta Final

Requisitos do sistema: (Para instalação completa, que contém todas as linguagens e recursos)
– Processador Intel Pentium II /AMD K6-2 a partir de 450 Mhz (Pentium III/AMD Duron a partir de 600 Mhz recomendados)
– Memória RAM: 96 Mb para Windows 2000 Pro (Recomendado 128 MB), 192 Mb para Windows 2000 Server (Recomendado 256 MB), 96 Mb para Windows XP Home (Recomendado 160 MB) e 192 Mb para Windows XP Pro/Windows Server 2003 (Recomendado 256 MB)
– 4.1 GB no drive da instalação e 900 Mb no drive do sistema
– Sistema Operacional: Windows 2000*, Windows XP ou Windows.NET Server 2003 (é possível executar aplicações desenvolvidas com o VS.NET no Windows 98/Me/NT 4 mas não é possível desenvolver as aplicações nesses sistemas). * o Windows 2000 Datacenter Server não é suportado.
– Drive de CD-ROM ou DVD-ROM
– Placa de vídeo e monitor que suporte resolução de 800×600 e 256 cores (Recomendado High Color 16-Bit)

Até o Visual Basic 6 era necessário que se criasse um Setup para uma aplicação pra que ela seja instalada na máquina do cliente. Esse Setup continha todas as dlls e componentes utilizados na aplicação, além do executável e de alguns upgrades necessários. Além disso continha o Runtime do Visual Baisc 6, o MSVBVM60.dll, que gerencial a aplicação quando esta é executada.

A partir do Visual Basic.NET existem duas formas para se instalar uma aplicação: como todas as aplicações utilizam classes do .NET Framework e este mesmo as gerencia durante a execução, não é mais necessário o runtime em uma dll. Podemos criar um Setup para a aplicação e colocar nele a instalação do .NET Framework ou não (se a máquina já o possui ou se será instalado de outra fonte) – ou então simplesmente copiar o executável da aplicação para um computador que já tenha o .NET Framework instalado.

Abra o Visual Studio.NET e crie uma nova aplicação. Ela será do tipo “Visual Basic Projects”, template “Windows Application”:

Novo projeto

Será criado um form padrão. Não faremos nada nesse projeto: apenas iremos compilá-lo para distribuição. Para fazer isso selecione a caixa de opções Solution Configurations, que fica nas barras de menus no topo do IDE, ao lado do botão Start, veja abaixo: (clique no detalhe para ver a imagem por inteiro):

5971-solc

Solution Configurations

Selecionando essa opção estaremos estabelecendo que a compilação será otimizada para distribuição e não para debug (default durante a criação da aplicação). Na barra de menus superior clique em Build > Build Solution:

5971-build

Build Solution

O executável foi gerado e estamos prontos para criar a instalação. Feche a solução e crie um novo projeto. Em Project Types selecione Setup and Deployment Projects e em Templates selecione Setup Wizard e dê o nome de “InstalaExemplo”:

5971-newset

New Project – Setup Wizard

Clique em OK. Daremos início agora ao Wizars para criação do Setup. A primeira tela é meramente informativa, portanto clique em Next. Na tela seguinte escolheremos qual o tipo de aplicação para qual será feito o Setup – em nosso caso escolheremos “Create a setup for a Windows application”:

 5971-set11

Setup Wizard – Escolhendo o tipo de aplicação

Clique em Next. Agora devemos selecionar os arquivos adicionais que queremos adicionar à esta instalação, tais como páginas html ou arquivos ReadMe, em nosso caso não adicionaremos nenhum:

5971-set2

Setup Wizard – Selecionando arquivos adicionais

Clique em Next. Será apresentado um sumário do processo, mostrando as opções que selecionamos:

5971-set3

Setup Wizard – Sumário

Clique em Finish. Será aberto o projeto InstalaExemplo. Agora vamos adicionar o arquivo executável e definir outras opções. Veja como ficará nosso ambiente: (clique no detalhe para ver a imagem por inteiro)

5971-idedet

Ambiente de trabalho no projeto InstalaExemplo

Vejamos as funções dos três itens do projeto:

-Application Folder: é a pasta onde ficarão os arquivos instalados da aplicação, aqui adicionaremos o executável e se existir bancos de dados de arquivo como do tipo Access
-User’s Desktop: é o desktop do usuário (aonde colocaremos o atalho para nossa aplicação)
-User’s Programs Menu: menu Programas (ou Programs se o Windows estiver em inglês), onde criaremos o grupo de programas onde estará o atalho para nossa aplicação

Clique com o botão direito em “Application Folder”, selecione Add > File…:

5971-add

Add File…

Procure pelo executável da nossa aplicação chamado “ExemploApp.exe” (deverá estar no subdiretório “bin” do local onde você salvou a solução). Basta que você percorra os diretórios e selecione o arquivo como faz com qualquer outro programa (no Office por exemplo). Após adicionar o arquivo, ele aparecerá dento de “Application Folder”. Veja:

5971-exe

Executável adicionado

A seguir clique com o botão direito sobre o executável e selecione “Create Shortcut to ExemploApp.exe”: será criado um atalho para o executável e renomeie-o para ExemploApp. Veja:

5971-execata

Atalho adicionado

Agora arraste o atalho que acabamos de criar para a pasta “User’s Desktop”: desta maneira estaremos criando um atalho para nosso executável no desktop do usuário. Selecinando a esta pasta após ter arrastado o atalho, veremos o mesmo, como abaixo:

5971-desat

Atalho movido para o desktop

Selecione a pasta “User’s Programs Menu” pois agora iremos criar um grupo de programas para nossa aplicação. Clique com o botão direito sobre esta pasta, selecione o item Add… e clique em Folder, nomeando a pasta criada como “ExemploApp”. Repita o processo feito para adicionar um atalho no desktop, criando um atalho em “Application Folder” e arrastando o mesmo para dentro da pasta que acabamos de criar (“ExemploApp”, dentro de “User’s Programs Menu”). Veja como deve ficar sua pasta:

5971-progm

Grupo de programas criado

Vamos agora definir algumas opções adicionais. Selecione a pasta “Application Folder” e na janela properties altere a propriedade “Default Location” para [ProgramFilesFolder]\ExemploApp. Veja:

5971-propapp
Determinado local da instalação

Isto determina o diretório de instalação da aplicação. Nesse caso ficará em \Arquivos de programas (se o Windows for em Português) ou em \Program Files (se o Windows for em inglês), no subdiretório “ExemploApp”. Você ainda pode alterar muitas outras opções, tanto das pastas como dos arquivos, tornando-os ocultos ou somente de leitura, estabelecendo icones para os atalhos, se o arquivo deve ser registrado como um componente COM no registry do Windows (no caso de dlls do modelo COM), entre outras opções.

Sinta-se livre para manipular as opções e testá-las após o término deste tutorial. Clicando com o botão direito sobre “File System or Target Machine” (logo acima das pastas) você pode ainda adicionar outras pastas especiais, tais como o diretório do Windows, os Favoritos, o diretório de Fontes, entre outros – o que nos dá uma grande possibilidade de personalização do setup (por exemplo: você pode instalar fontes especiais, drivers nos diretórios de sistema, colocar sua home page em favoritos etc).

Se você quiser incluir o .NET Framework no setup, faça o seguinte:abra o Solution Explorer e expanda o item Detected Dependencies: dentro deste item estará o .NET Framework. Para incluí-lo clique com o botão direito sobre o mesmo e demarque a opção Exclude. Veja:

5971-frmw
Incluindo o .NET Framework no Setup

Finalizando a criação do Setup, selecione a opção Release em Solution Configurations, e no menu Build selecione Build Solution (o mesmo processo já feito na aplicação de exemplo). O Setup será criado no subdiretório “Release” do local onde a solução foi salva. Veja os arquivos criados: (clique no detalhe para ver a imagem por inteiro)

5971-arqsdet

Arquivos de Setup criados

Para instalar a aplicação clique em “Setup.exe”. Agora você deve estar perguntando: Qual a outra forma de instalar uma aplicação? A resposta é simples: basta copiar o arquivo executável para qualquer máquina que possua o .NET Framework (observado que este deve ser da mesma versão utilizada para criar a aplicação) e executá-la. Você escolhe o método que preferir. Uma sugestão: na primeira vez que for instalar uma aplicação num cliente, faça o Setup criando os grupos de programas e atalhos. Quando for instalar novas versões, apenas copie o executável e sobrescreva o antigo (não esquecendo, obviamente, de fazer o backup do executável antigo caso ocorra algum imprevisto na nova versão).

Conclusão

Instalar uma aplicação desenvolvida no VB.NET é muito fácil, tanto utilizando o Setup Wizard (que nos permite personalizar muitos detalhes), quanto quando apenas copiamos o executável para uma máquina que já contém o .NET Framework.

Marcas Registradas
Visual Basic, Visual Basic.NET, Visual Studio.NET, Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation.
Todos os demais nomes registrados, marcas registradas ou direitos de uso citados neste TM pertencem a seus respectivos proprietários.

Forum: WOnline.

Anúncios

4 comentários sobre “VB.Net – Instalação App

  1. Excelente Tutorial!!

    Muitos parebéns!

    Está bastante facil de entender é muito intuitivo e a matéria deste tutorial é bastante util!

    Muito Obrigado!

  2. Amigo, seu tutorial é excelente, mas e se eu quiser integrar a instalação do MYSQL, como posso fazê-lo? Quando eu digo integrar, não precisa ser feito em off. Se no final dessa instalação ele executasse o arquivo de instalação do MYSQL para mim já estaria ótimo. O único programa que vi fazer isso foi o Inno, mas não me conformo que o VB.NET não o faça…

    []s e mais uma vez, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s