Spam

Hoje é muito comum encontrarmos em nossos e-mails spans. Diariamente recebemos um número gritante de falsas mensagens e infelizmente grande parte da população brasileira (principalmente iniciantes e curiosos) ainda caem nes tipo de cilada. Abaixo segue a explicação técnica:

A definição de spam do ponto de vista prático é o envio abusivo de correio eletrônico não solicitado em grande quantidade distribuindo propaganda, correntes e esquemas de “ganhe dinheiro fácil”. É o envio de correio tentando forçar a leitura pela pessoa que recebe que outroura sequer optou por este recebimento. Um desperdício de recursos da rede pago por quem recebe. Observando de modo restrito, que mal faz enviar algumas centenas de correios em mala-direta para outrem? De modo mais amplo, quanto não se gasta levando em consideração o absurdo volume anual de correio eletrônico enviado?

No ambiente internet, “spam” significa enviar uma mensagem qualquer para qualquer quantidade de usuários, sem primeiro obter a expressa e explícita autorização daqueles destinatários. Este procedimento, propiciado pelo baixo custo de envio de mensagem eletrônica, causa inconveniência e custo para o destinatário. O “spammer” (o autor do “spam”) só está olhando para os seus interesses egoistas e imediatos. Ele é capaz de passar por cima de qualquer regra mínima de convivência. Às mensagens enviadas pelo “spammer” nos referimos como “Mensagens Não Solicitadas”. Este não é o termo próprio, pois é um contrasenso admitir-se que alguém precisa de uma autorização especial para nos enviar uma correspondência. Na verdade, o que se quer é ter mecanismos que reduzam a níveis mínimos o volume de “junk emails” (mensagens “lixo”) em nossas caixas postais eletrônicas. Nestas páginas você encontrará muitas dicas de como fazer para conseguir isto. Em muitos casos, vai descobrir, que é mais fácil livrar-se de mensagens eletrônicas inconvenientes do que de malas diretas impressas na sua caixa de correio.

Existem formas muitos “toscas” como demonstro abaixo uma falso e-mail do Banco do Brasil.Ao clicar no suposto link aparentemente Banco do Brasil veja que na realidade está sendo direcionado para um site na qual oferecerá uma tela falsa de cadastramento cujo objetivo é capturar os dados digitados (dados pessoias e senhas de acesso).

Ps.: Particularmente considero o anti-span do Gmail como um dos melhores filtros.

Fique atento ão caia nesta cilada. Seus dados valem ouro.

Até o próximo post,

Luciana Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s